Mercado da "vaidade masculina" cresce e abre espaço para a Dr. Jones



Os homens brasileiros estão mais confortáveis quando o assunto é vaidade. Longe do estigma que a palavra carregava há poucos anos, o público masculino assume que "sim, nos preocupamos com a saúde de nossa pele" e já representa US$ 4 bilhões (cerca de R$ 8 bilhões) no consumo de produtos de cuidados pessoais - de acordo com dados da consultoria Euromonitor, o Brasil é o segundo maior mercado mundial de "vaidade masculina", atrás apenas dos Estados Unidos. Focado nesse rentável target, os empresários Guilherme Campos , André Popoutchi e Pedro Carone investiram R$ 2 milhões para iniciar a Dr. Jones, marca voltada exclusivamente às necessidades da pele do homem. Recém lançada oficialmente a linha de produtos - aconteceu no dia 06 de fevereiro -, Guilherme Campos disse um pouco sobre a marca e os produtos, confira.

Quando percebeu que havia um mercado masculino no Brasil sedento por produtos de cuidado com a pele?
Aconteceu em 2009. O mercado brasileiro de HPC (Higiene Pessoal e Cosméticos) para homens já é o segundo do mundo e deve se tornar o maior até 2015, superando os Estados Unidos. Se analisarmos a variedade de marcas que existem nos outros países como o próprio Estados Unidos ou mesmo o Japão, fica claro de que o Brasil está carente nesse setor.

Como encarar a concorrência desse mercado ainda pouco diversificado?
Oferecendo produtos sofisticados de alta qualidade e investimentos na comunicação direta e clara com os homens, algo que não se encontra hoje em dia no Brasil.

Já que citou a questão da comunicação. Com quem a Dr. Jones quer falar? Apenas com os homens ou com as mulheres deles também?
Toda nossa comunicação, linguagem e até o layout da embalagem dos produtos foram desenvolvidos com base em pesquisa que indicam as preferências masculinas. Nosso consumidor é o homem preocupado com a saúde da sua pele e por isso, geralmente é ele mesmo quem vai às compras. Mas sabemos que ainda existe uma porcentagem relevante de mulheres que compram os produtos para seus maridos. Por isso, teremos ações pontuais para conversar com essas mulheres. Mas nosso foco é o homem.

O lançamento é composto por produtos considerados básicos (xampu, espuma de barbear, sabonete facial e pós-barba). Está programado uma gama mais "ousada" como cremes para os olhos, linhas de expressão etc?
Temos um cronograma de lançamentos ainda em 2013 que contempla produtos mais sofisticados e específicos voltados para o rosto e corpo.

Quais são as preocupações necessárias ao falar sobre cuidados com a pele masculina?
Os homens, apesar do crescente interesse em produtos de beleza, ainda não estão familiarizados com o assunto. Eles buscam mais conteúdo, porém, diferentemente das mulheres, preferem receber as informações de maneira prática e direta. Por isso os benefícios dos produtos precisam estar expostos de modo que não haja dúvidas quanto ao uso e resultado.

Qual é o target da Dr. Jones? A pele de um homem de 25 anos não é a mesma do de 45, certo?
A pele é impactada pela genética, fatores externos e os cuidados que temos com ela. Por isso, a classificação por idade nem sempre é precisa. Quanto mais tarde o homem começa a se preocupar com corpo, maiores são os cuidados no futuro. Nosso objetivo é alertar os homens sobre a importância de dar atenção à pele ainda jovem, de maneira preventiva.

CRÉDITO: GQ BRASIL

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