Como escolher um filtro solar? Guia definitivo!



Protetores solares ajudam a protegê-lo da perigosa radiação ultravioleta do sol (UV) de duas maneiras. Alguns trabalham pelo espelhamento da luz, refletindo os raios para longe de seu corpo. Outros absorvem os raios UV antes que eles atinjam sua pele.

Alguns anos atrás, a escolha de um bom protetor solar significava que você só buscou um alto fator de proteção solar (FPS), que avalia quão bem o protetor solar protege contra um tipo raios UV, os ultravioleta B (UVB). O problema é que os raios UVA também aumentam os riscos de câncer de pele. Embora os raios UVA não causem queimaduras solares, eles penetram profundamente na pele, causando rugas e outros danos. Estima-se que até 90% das alterações cutâneas associadas ao envelhecimento são realmente causadas pela exposição de uma vida aos raios UVA.

Lembre-se também que existem filtros solares para o rosto e para o corpo, cada um com proteções diferentes.

Escolhendo o FPS certo

FPS significa Fator de Proteção Solar. Quanto maior o número do FPS, maior a proteção contra os raios solares UVB nocivos. O número SPF permite que você saiba quanto tempo você pode ficar fora do sol sem se queimar. Por exemplo, se leva 15 minutos para uma pessoa queimar, um FPS 15 irá permitir que você fique no sol 15 vezes mais tempo sem queimar.

Um FPS 15 ou superior para a máxima proteção é recomendado. O FPS é disponível em níveis de 2-60. Mais alto significa que seja a melhor proteção? Não necessariamente. Um FPS de 50 apenas fornece proteção de 1% a 2% a mais do que um SPF 30. E ainda, quanto mais proteção, mais seguro você se sente para ficar debaixo do sol, o que é ruim.

UVA e UVB

O rótulo do filtro solar irá indicar UVA ou UVB. Os raios UVA são responsáveis ​​pelo efeito de envelhecimento do sol. No entanto, a exposição excessiva aos raios UVA podem provocar o câncer de pele. Os raios UVB são responsáveis ​​por queimaduras solares e câncer de pele. Escolha um produto que tenha proteção, mesmo que muito limitada, a ambos. E gostamos de lembrar que a proteção a raios UVA é mais limitada do que aos raios UVB.

Resistente à água ou à prova d’água

Se você está à procura de um protetor solar para usar enquanto estiver na água, escolha um protetor solar que seja “à prova d’água” ou “resistente à água”. Protetores à prova d’água devem oferecer proteção na água por 80 minutos, enquanto o “resistente à água” fornece apenas 40 minutos de proteção.

CRÉDITO: BELEZA MASCULINA

Facebook Twitter RSS