Água com design

Um dos principais conselhos do mundo moderno é “beba mais água”. Outra voz retumbante nas mentes contemporâneas diz que “design é tudo”. E não deu outra: juntou-se a sede e a vontade de beber para que as garrafas de água mineral se tornassem verdadeiras esculturas – ou quase isso. Nada mais justo para um dos produtos que mais circula na sociedade ultimamente. Elas estão nas mesas de trabalho, nas salas de reuniões, dentro de bolsas das últimas coleções e até mesmo passeando por aí, nas mãos de quem passa pelas ruas.

O designer Barão di Sarno, diretor de criação da Questto Nó, acredita que esse era um caminho inevitável. “É difícil se destacar em uma prateleira de supermercado. Ainda mais com um produto tão elementar, que tem microdiferenças de sabor. O design foi a solução.”

Além de se exibir para o consumidor, Barão também acredita que as garrafas de água atualmente têm um requinte relacionado à maturidade do mercado. Os usuários buscam outros valores, querem compactuar com a filosofia do produto que utilizam, querem fazer parte daquela história. E se a história for bela e funcional, melhor ainda. “Isso sem falar na possibilidade que a embalagem dá de oferecer outras experiências, uma maneira diferente de abrir, de servir o líquido, de fazer a garrafa virar um copo. Isso torna o produto mais único, exatamente o que as pessoas buscam hoje”, conclui.

Então, aproveite para dividir essa experiência e conhecer algumas das garrafas mais surpreendentes que circulam por aí dos últimos tempos.


1- Seryab


A água russa Seryab, que honra a tradição de purificar a água com prata, com concentração baixa e segura do metal (0,001 mg/l), também surpreende pela embalagem elegante. A garrafa de vidro tem tampa de rosca que pode acoplar uma alça e transformar a garrafa em uma jarra de mesa.

2- Pure

A garrafa com aspecto artesanal foi criada pela agência de design Neue para embalar um projeto importante. A Pure Water Company é uma empresa que utiliza a água municipal de Ontario, no Canadá, por meio de um sistema que fornece água de altíssima qualidade.

3- Aqua Monaco

A embalagem remete às famosas cervejas de Mônaco – que, por sinal, são feitas a partir desta água. O conceito é do escritório alemão Timo Thurner, que explorou o tamanho long neck e o pacote de seis garrafas.

4- Water Well - Care

Water Well é uma empresa dinamarquesa que apoia projetos infantis, de defesa dos animais, de prevenção do câncer de mama e também do meio ambiente. A designer Jan Inge Björklund aproveitou os temas e desenvolveu uma linha de garrafas especiais, batizada de Care.

5- A24+ Silence Water

Tudo surgiu a partir de um ditado grego que diz “Você já bebeu a água do silêncio hoje?”, para ser usada quando as pessoas estão falando demais. A água é apresentada em uma embalagem de quatro garrafas de 125 ml, e cada uma leva 24 segundos para ser bebida – por isso o nome A24+ Silence Water. A criação é do estúdio grego Chris Trivizas.

6- 420

O escritório The Wilderness foi encarregado de criar uma embalagem para a água 420, uma encomenda da tradicional 42 Below Vodka. Foi assim que água mineral vulcânica ganhou uma garrafa com os contornos inspirados na lâmpada de lava – a decorativa luminária feita de garrafa, famosa nos anos 70.

7- Puria

A ideia do escritório de design búlgaro Dreamworks era reproduzir uma das formas mais completas da natureza, o círculo, na embalagem de uma água especial como a Puria. A busca pela silhueta ideal envolveu diversos designers e estudantes de arte e resultou em uma garrafa arredondada com tampa de revestimento duplo, com uma camada de metal finalizada por uma capa plástica.

8- Voss

Uma das poucas águas com design disponíveis no Brasil, a Voss chama atenção pela garrafa cilíndrica criada por Neil Kraft, designer responsável pelas icônicas embalagens de perfume da Calvin Klein. A água é retirada de um aquífero na Noruega que ficou protegido durante séculos sob o gelo.

9- Iluliaq

A tampa de vidro da garrafa da Iluliaq é fundamental para conservar a pureza da água. Nada mais justo para o líquido engarrafado direto dos icebergs da Groenlândia. E o atestado de qualidade do produto também vem na embalagem: o rótulo apresenta seus índices de pureza na parte de trás da garrafa.

CRÉDITO: IG

Facebook Twitter RSS