Botão analógico: a um passo da inutilidade


Não é a toa que todos os sites de notícias e boatos sobre o iPhone sempre falam que o iPhone 5 dispensará o botão analógico. Descobrimos no último fim de semana que a gente não precisa muito dele mesmo. O desespero inicial de um botão quebrado foi substituído pela alegria de encontrar uma solução que não é definitiva, mas bem que poderia ser. Pensando bem,  botões, de um modo geral, são coisas cada vez mais antiquadas e inúteis. São símbolos da sociedade industrial e de uma velha tecnologia. Remetem à Guerra Fria e aos cientistas loucos. O próprio Steve Jobs parece que não gostava muito deles, principalmente do liga/desliga. Lembrem-se que o importante é usar o cérebro, não apertar botões. E a necessidade nos fez descobrir que já dá para dispensá-lo no caso do iPhone. Não totalmente porque a engenharia do aparelho ainda impõe seu uso e os usuários estão condicionados a apertá-lo e a passar de um aplicativo para outro através dele. Mas há um caminho digital (mais lento que o analógico) para chegar em qualquer função do seu gadget.

O que temos para oferecer é, de fato, um serviço útil. Digamos que o botão analógico do seu iPhone pifou no meio das férias, não há nenhuma assistência técnica autorizada por perto e você não sabe o que fazer. Consertar um botão custa entre R$ 250 e R$ 300. Se seu aparelho já tem o sistema operacional iOS5 instalado e um recurso chamado central de notificações ativado por toque no alto da tela, na barra onde estão o ícone da bateria e as barrinhas da rede 3G, nós temos uma solução. Vá aos ajustes e ative o recurso. Os avisos gerados garantem acesso direto a vários aplicativos. Sempre que receber uma mensagem pelo Facebook ou um curtir de uma foto do Instagram você poderá alcançar imediatamente o aplicativo e a câmera para fazer seus cliques com rapidez. Lembre-se que o Facebook também tem câmera, assim como o Twitter. Há, portanto, vários formas de tirar fotos. A central de notificações é um passo importante para o controle totalmente digital do iPhone.

E para alcançar um aplicativo que não produza avisos, o próprio Safari ou a tela de início com todos os ícones? É fácil. Para abrir o Safari um bom caminho é encontrar um link de website ou blog no email. É só clicar e entrar no site e aí utilizar a busca e ir para onde você quiser. Se quiser chegar na tela de início e visualizar todos os aplicativos a saída é usar um truque. Vá em um site de notícias, por exemplo, e baixe o ícone de acesso direto. Imediatamente, a instalação do ícone será ativada e você entrará na tela de início. É uma operação muito mais longa do que apertar o botão analógico, mas para quem está de férias e acha que seu iPhone virou uma máquina inútil não é nada. Com cinco operações você consegue ter acesso a todos os aplicativos e usar seu equipamento plenamente: 1) exibir a lista de notificações passando o dedo na tela de cima para baixo, 2) entrar no correio eletrônico e identificar um email com link, 3)clicar no link, 4) entrar no Safari e 5) adicionar o ícone à tela de início. No final, você apaga todos os ícones inúteis e faz uma limpeza na tela. Seu fim não é para já, mas o botão analógico está condenado.

CRÉDITO: REVISTA ALFA

Facebook Twitter RSS