5 lições de Abílio Diniz para os empreendedores



Abílio Diniz é, provavelmente, um dos ícones do empreendedorismo brasileiro. Presidente do conselho de administração do grupo Pão de Açúcar, Diniz acredita que empreendedorismo não é feito de sonhos. “Tem que ter metas, saber o que está fazendo. E ser melhor hoje do que ontem não é obsessão. É ter uma meta e querer melhorar”, disse durante uma palestra do CEO Summit 2011, evento organizado pela Endeavor e pela Ernst & Young Terco.

Diniz disse que três episódios foram cruciais na sua vida: a briga com a família, a quase quebra do Pão de Açúcar nos anos 90 e o sequestro que sofreu. “Não vou fazer uma lista enorme dos erros que cometi. O importante é meditar sobre os seus erros e, se tiver que cometer, que cometa novos erros. Eu acredito muito que as pessoas crescem na adversidade”, define.

Confira a seguir 5 conselhos que o empresário deu aos novos empreendedores.

1. Fuja do varejo

Muita gente se surpreendeu quando o empresário disse que não sabe qual negócio abriria hoje, mas tem certeza de qual fugiria. “Eu amo o que faço, mas não faria de novo. Estou nessa há 52 anos. Tem muita inspiração, mas muito mais transpiração. É um negócio complexo demais”, disse. Segundo Diniz, sobrevive na área quem for muito bom em TI e logística. “Se fosse futebol, isso seria a bola”, brincou.

2. Escolha bem seus sócios

Recentemente, a briga entre Abílio Diniz e o francês Jean-Charles Naouri tomou conta do noticiário. O presidente da rede Casino não abre mão do controle do Pão de Açúcar, que em teoria será seu no próximo ano. Abílio tentou comprar o Carrefour e causou um mal estar entre os dois. “Eu sempre convivi com sócios e não vejo nenhum problema nisso. A chave para ter sucesso e viver bem em parceria é fazer um bom contrato”, diz.

O conselho é colocar tudo no papel. “Escreva tudo, vá à exaustão e discute tudo que tem que ser discutido ali. As chances de brigar são mínimas”, afirma.

3. Prepare-se para crescer

“Sempre fui um expansionista. Não dá para ficar no lugar que está”, define-se Diniz. Segundo ele, apesar de crises, as empresas devem ter uma trajetória ascendente e a internacionalização faz parte disso. “É importante atacar novos desafios, enfrentar as coisas. Antes de internacionalizar precisa ser referência no seu país e saber por que você vai sair”, sugere.

Ele contou que a primeira experiencial internacional da empresa foi na década de 70, em Lisboa. “Fomos para Lisboa porque recebemos um convite do governo português e não porque o meu pai era português. E Portugal, em matéria de distribuição, estava na idade da pedra”, justifica.

4. Equilibre trabalho e lazer

Conhecido como esportista e entusiasta de um estilo de vida saudável, Diniz sugere que todo empreendedor aprenda a equilibrar o trabalho com lazer. “Precisa ter equilíbrio entre trabalho e outras atividades. Não adianta focar em um só. Ou você olha para esse equilíbrio ou vai se atrapalhar. Precisa fazer seu esporte e ver seus filhos e sua mulher”, ensina.

5. Atente para pessoas e processos

A dica de Abílio Diniz para quando algo dá errado na empresa é prestar atenção nos funcionários e nos processos. Para ele, o erro costuma estar em um dos dois. “Empresa é gente e processos. Se tem algo errado, procura direito que vai cair em um dos dois”, diz.

Crédito: REVISTA ALFA

Facebook Twitter RSS