Óculos sob medida


Os óculos, assim como a moda, deixaram de ser um acessório funcional e se tornaram uma forma de expor a própria personalidade. Nada mais justo, portanto, do que criar modelos feitos sob medida para cada pessoa. Esse é o caminho que algumas grifes decidiram tomar, investindo na personalização do objeto através de cores, formatos, materiais e armações inovadoras.

Atendendo apenas com hora marcada, a grife francesa Maison Bonnet – de mais de 80 anos – fabrica óculos, em Paris, a partir de casco de tartaruga, um dos materiais mais nobres e sensíveis para esse tipo de objeto. Entre seus clientes mais notórios estão ninguém menos que Yves Saint Laurent e o ex-presidente francês Jacques Chirac.

A empresa familiar é mantida por Franck Bonnet, neto do fundador, Alfred. O pai de Franck, Christian, ainda hoje se dedica à arte de esculpir os cascos, que tiveram sua comercialização proibida nos anos de 1970 – hoje só restam os estocados pela família antes da lei.

Entre as peças mais raras estão as armações em coloração amarelo transparente, que podem chegar a custar R$ 70 mil. Franck desenha as peças a partir de uma entrevista de cerca de três horas que acontece no apartamento em cima do ateliê. Tudo é feito sob medida para o rosto do cliente. De tão especializada, a Maison hoje também é referência no restauro e reforma de armações antigas.


Outro designer especializado em armações é o alemão Ralph Vaessen. Precisando de uma armação para si próprio, Ralph ficou estarrecido ao não encontrar nenhum modelo que o agradasse. A solução veio de um pequeno artesão, que prometeu confeccionar o par de óculos se o então administrador de empresas fizesse o desenho.

Ralph abandonou o emprego e investiu na personalização de armações de óculos. Hoje, os projetos ainda são feitos à mão no pequeno ateliê alemão e podem demorar cinco meses para ficarem prontos. Peças únicas e feitas apenas sob encomenda com chifres de búfalo, elas já foram vistas nos rostos de Kate Moss e Christian Louboutin. Vendidos em lojas como a Collette, em Paris, e a Barneys, em Nova York.

Outro nome que encabeça a lista de desejos daqueles que não vivem sem óculos e prezam pela exclusividade é o da marca holandesa Herrlicht. A grife oferece armações feitas em madeira maciça, geralmente cerejeira, nogueira e carvalho. Projetadas e feitas à mão pelo designer Andreas Licht, os óculos possuem uma dobradiça especial que permite a troca de lentes facilmente.

O artista faz questão de frisar que cada peça é única “como os anéis das árvores”. Com uma variedade de modelos limitada, os óculos são acompanhados de um case especial, também feito em madeira.

CRÉDITO: IG

Facebook Twitter RSS