Saiba como é feita uma legítima gravata italiana
Postado por
Homem de Estilo
quinta-feira, 8 de dezembro de 2011 at 12:14
0
comentários
Labels :
Mas a gravata mesmo só teria surgido no final deste mesmo século, quando o rei francês Luís 14 adotou o acessório, usado por seu exército particular para diferenciá-lo dos outros homens nas batalhas. Hoje, por mais que não seja um item essencial ao guarda-roupa masculino, a gravata se tornou símbolo de status e elegância.
A artesã italiana Chiara Colombo mostra como são feitas as gravatas da grife Zegna
"Uma gravata demora entre 30 a 40 minutos para ser confeccionada. Isso se não cometermos nenhum erro", conta Chiara, que trabalha na empresa há dois anos, mas já faz gravatas há 10. “Minha irmã mais velha começou a fazer e, como toda irmã caçula, eu queria fazer tudo igual a ela”, diverte-se.
A Ermenegildo Zegna conta com uma equipe destes chamados "artistas de gravatas", que corta e costura à mão praticamente toda a peça - a primeira junção dos três principais pedaços da gravata é feita com máquina de costura. O quarto pedaço é a presilha que é costurada à mão depois. “É quase uma obra de arte”, diz ela.
A cada estação, cerca de mil modelos novos são desenhados pela Zegna, que tem como principais características as gravatas de seda pura e estampadas. Todas com um detalhe característico: na parte de trás da gravata, é costurado um ponto de fechamento, que denota o status da peça. No caso da Zegna, este tipo de ponto se chama “punto asola”.
Chiara explica que alguns detalhes são fundamentais para se fazer uma gravata italiana. A costura da peça tem de ser feito com apenas um fio de poliéster para que a gravata, quando esticada, não perca a maleabilidade. Outro fator importante é que o forro da gravata, chamado de alma, seja feito de tecidos naturais, de lã e algodão. Isso dá à peça memória, ou seja, que ela volte à forma inicial, mesmo depois de vários nós.
Crédito: IG
Assinar:
Postar comentários (Atom)