O príncipe faz-tudo



Durante o Rally Dakar, em janeiro, um aventureiro insólito, o príncipe do Catar Nasser Salih Nasser Abdullah Al-Attiyah, desbrava, em alta velocidade, desertos, dunas e estradas da América do Sul. Só que em vez de resgatar donzelas indefesas em um garanhão puro-sangue branco, como nas histórias de cavalaria, Al-Attiyah exibe sua coragem e marca a nobreza de sua biografia com dois tipos de títulos: campeonatos de rally conquistados em carros possantes e troféus angariados à bala.
Oito vezes primeiro colocado no Campeonato de Rally do Oriente Médio, campeão mundial de Rally Cross Country em 2008 e primeiro colocado no Dakar de 2011, o árabe também é, aos 41 anos de idade, um dos melhores atiradores do planeta. Medalha de bronze nas Olimpíadas de Londres 2012, Al-Attiyah é, com uma marca de 150 pontos, um dos quatro detentores do recorde mundial de skeet – modalidade em que, simulando a caça, o competidor atira em discos em movimento. “São bons números para minha história, mas a verdade é que eu sempre preciso de mais”, diz o príncipe.


Al-Attiyah é um desses nobres de antigamente, destemidos e cheios de habilidades. Sua carreira de multiesportista começou aos 18 anos. “Quando terminei o ensino médio, passei a me dedicar a ser um dos melhores pilotos do mundo. Minha primeira competição foi o Rally Nacional do Catar, que ganhei de 1990 a 1995. O tiro surgiu justamente nesse ano, quando parei com os rallys porque sonhava em ganhar uma medalha olímpica”, explica. O que não passaria de um devaneio para um homem comum, no caso de Al-Attiyah está sempre bem próximo da realidade.
Com o apoio da família real – ele carrega o título de príncipe graças ao parentesco de sua família com o governo absolutista catari, mas não faz parte da linhagem de sucessão –, Al-Attiyah passou da 15ª colocação em sua estreia, nos Jogos de Atlanta, em 1996, para o sexto lugar na edição seguinte, em Sidney 2000. Ele só voltou aos esportes a motor em 2003, para disputar o Campeonato Mundial de Rally de Automóveis de Produção – competição que utiliza carros de passeio e cujo título ele conquistaria em 2006.

CRÉDITO: REVISTA ALFA

Facebook Twitter RSS